News

Eduardo KOBRA

© KOBRA / AUTVIS, 2014
Foto: Joel Raskin

 


 

O artista plástico Eduardo Kobra, filiado da AUTVIS, é um legítimo representante da neovanguarda paulista. Seu nome surgiu no final dos anos 80, em São Paulo, e logo conquistou a cidade. Na década seguinte, ele adotou um muralismo original, inspirado em diferentes artistas, especialmente em pintores mexicanos.

 

Kobra apresenta trabalhos ricos em traço, luz e sombra. O resultado é uma série de murais tridimensionais que permitem ao público interagir com a obra. A proposta é estabelecer uma comparação entre o ar romântico e o clima de nostalgia com a constante agitação característica dos grandes centros, como é São Paulo. Nessa linha, ele desenvolveu o projeto “Muros da Memória”, que busca transformar a paisagem urbana pela arte e resgatar a memória da cidade.

 

O projeto, que sintetiza o seu modo único de criar, pelo qual pinta, mas também adere, interfere e sobrepõe cenas e personagens das primeiras décadas do século 20, é uma fusão de nostalgia e modernidade, resultando em algumas pinturas monumentais. Por meio delas, Kobra criou portais para momentos de São Paulo. O maior destes murais mede 1.000 metros quadrados e foi realizado em 2009 na Avenida 23 de Maio, em comemoração ao aniversário da capital paulista.

 

Ao mesmo tempo, Kobra realizou exposições dentro e fora do Brasil, além de pesquisas com materiais reciclados e novas tecnologias, como a pintura em 3D sobre pavimentos. A técnica consiste em “enganar os olhos”, a pintura pode parecer distorcida em um certo ângulo, mas, vista do lado correto, definido pelo artista, ela “se torna” tridimensional, apresentando uma incrível variação de profundidade e realismo. O artista realizou na Praça Patriarca, no centro de São Paulo, a primeira pintura em 3D sobre pavimento do Brasil.


O mural "O Beijo" (acima) foi pintado em 2012 no bairro Chelsea, em Nova York. É inspirado na famosa fotografia de um marinheiro beijando uma enfermeira no dia em que os Estados Unidos venceram o Japão na Segunda Guerra Mundial, em 1945.


Em setembro de 2013, Kobra concluiu em Los Angeles (EUA) um mural com o rosto de Albert Einstein, ele usou as mesmas técnicas empregadas no mural com o rosto de Oscar Niemeyer, pintado também pelo artista na Avenida Paulista, em São Paulo.
 

Hoje suas obras estão espalhadas pelo mundo todo.

 

 

 

Autor: Linha Comunicação

REDES SOCIAIS AUTVIS