News

ALEXANDRE VALENTIM - trabalho gráfico

© VALENTIM, ALEXANDRE / AUTVIS, 2017
Padronagem 29

 


Artista desenvolve projetos inspirados em elementos da cultura brasileira

 


O artista visual ALEXANDRE VALENTIM, filiado da AUTVIS é conhecido por suas obras gráficas cheias de cores. Elas são inspiradas na cultura brasileira, incluindo elementos como desenhos corporais indígenas, inscrições rupestres e manifestações folclóricas.
As obras são desenvolvidas por meio do conceito Design de Superfície, que ainda é uma novidade no Brasil.

 

 © VALENTIM, ALEXANDRE / AUTVIS, 2017
Onça Pantaneira

 


“Essa técnica mistura arte e design. Ela busca agregar valor aos produtos, proporcionando-lhes personalidade e tornando-os atraentes ao consumidor graças aos conceitos artísticos. O Design de Superfície está presente em quase tudo, desde o assoalho dos ônibus à sinalização de trânsito, estamparias de tecidos e embalagens”, conta Valentim e cria projetos para segmentos da indústria criativa, como moda, cenografia, papelaria, azulejaria e decoração.

 

 

© VALENTIM, ALEXANDRE / AUTVIS, 2017
Padronagem 4a
 

 

“O País é um campo fértil de inspiração. Temos várias manifestações folclóricas que recebem elementos regionais em cada estado. A cerâmica Marajoara, por exemplo, é de uma riqueza artística e de uma técnica inigualável. O mesmo vale para a Literatura de Cordel, que tem um conteúdo simbólico único”, conta o profissional.
 

 



© VALENTIM, ALEXANDRE / AUTVIS, 2017
Pafronagem 45b

 


Em 2016, Valentim foi convidado pela Parceria Carioca (loja de conveniências do Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro) para desenvolver uma série de trabalhos em homenagem a Santos Dumont, pai da aviação. Inicialmente, ele desenvolveu três projetos que foram vendidos na loja e chamaram a atenção do público.
Depois, surgiu a oportunidade de montar uma exposição no Aeroporto Santos Dumont, também no Rio de Janeiro.
“O convite me levou a pesquisar e conhecer mais sobre esse grande brasileiro, pelo qual fiquei completamente apaixonado. Criei mais algumas peças para compor a exposição e ela foi um grande sucesso”, conta.

 

 © VALENTIM, ALEXANDRE / AUTVIS, 2017
14 Bis

 
 

Os direitos autorais das obras de Valentim são protegidos pela AUTVIS. Ele destaca que os artistas deveriam dar mais atenção a esse assunto, principalmente quem vive de arte. “Eu, em particular, registro todas as minhas criações no Escritório de Direitos Autorais do Ministério da Cultura, pois lido de forma bastante profissional com o meu trabalho. Iniciativas como a AUTVIS são fundamentais para orientar os artistas sobre a importância de se preocupar com a autoria de suas obras”, afirma.

 


Atualmente, o artista desenvolve um trabalho chamado “BESOUROS DO BRASIL”.  

 

 © VALENTIM, ALEXANDRE / AUTVIS, 2017
Besouro 9

 


PARA REPRODUZIR OBRAS DO ARTISTA, ENTRE EM CONTATO CONOSCO.

 

VEJA MAIS DE SUAS OBRAS AQUI NA GALERIA DA AUTVIS
 

© VALENTIM, ALEXANDRE / AUTVIS, 2017
Arara Azul 

 




CURTA PÁGINA DA AUTVIS DO FACEBOOK .

 

 


Saiba mais sobre o DIREITO DE SEQUÊNCIA
.

 

 

Autor: Beatriz Vaccari - Agência Entre Aspas

REDES SOCIAIS AUTVIS